Translate this Page








Total de visitas: 8752

A difícil "arte" de conviver

A difícil "arte" de conviver

 

Imagem relacionada

 

 

Viver com os outros não só é um desafio, como também uma aprendizagem significativa que interpela nossas múltiplas inteligências, emoções, sentimentos, apegos e aceitações. Mas tudo isso implica em respeitar, ter responsabilidade, aprender a compartilhar; compartilhar êxitos e frustrações e reconhecer a igualdade na diversidade. Você já fez uma reflexão sobre sua vida? É desafiador, o caminhar lado a lado.

Todo relacionamento, seja qual for, têm um custo-benefício; porém o maior desafio da convivência é conviver com aqueles que não podemos mudar; pois ninguém muda por ninguém, dessa forma devemos aprender a ceder na medida certa, por vezes abrir mão dos nossos posicionamentos. Sempre haverá momentos em que vamos dizer algo a alguém, e situações em que devemos nos calar. A vida é feita de trocas e interações em todos os sentidos e isso reflete em nossas realizações, na medida em que aprendemos a  colocarmo-nos no lugar do outro.  “O diálogo é uma via de mão dupla”, é a oportunidade que eu tenho de transmitir a minha percepção a seu respeito (não a verdade sobre você), alimentando nossa relação (pessoal e profissional), para que ela seja mais satisfatória para nós dois (não só para mim); pois você só poderá extrair o melhor do outro a partir do momento que você se conhecer internamente. “A vida é um equilíbrio entre dar e receber”.

 

“Descobri que não preciso liquidar os meus defeitos que persistem dentro do meu ser. Apenas preciso lapidá-los. Por este motivo, depois que me libertei de alguns nós, descobri que muitos deles se tornaram minhas qualidades”.   (Sá Muray (poeta))