Translate this Page








Total de visitas: 8767

Distúrbios Mentais retratados em filmes

Distúrbios Mentais retratados em filmes


UMA LIÇÃO DE AMOR

Sam é um sujeito com retardo mental que cuida da filha Lucy, de sete anos. Ele corre o risco de perder a guarda da filha e precisa do depoimento da vizinha Annie, para não perdê-la. Mas Annie não consegue sair de casa porque sofre de agorafobia, um transtorno de ansiedade no qual a pessoa tem medo de situações ou lugares em que a fuga seja difícil ou um socorro não seja imediato em caso de pânico.

UM CORPO QUE CAI

Um dos mais famosos filmes do mestre do suspense, o diretor Alfred Hitchcock, mostra o detetive aposentado Scott Ferguson, que tem medo de altura, ou acrofobia. O medo é resultado de um estresse pós-traumático já que, quando era detetive, um colega morre ao tentar socorrê-lo do alto de um telhado onde fica pendurado durante a perseguição a um bandido.

MEU PRIMEIRO AMOR

A menina Vada Sultenfuss é obcecada com a morte. Sua mãe morreu e seu pai tem uma funerária. Ela só tem 11 anos, mas está sempre indo ao médico, pensando que está doente, tem câncer e vai morrer. Vada é hipocondríaca, ou seja, tem preocupação excessiva com a saúde e medo de desenvolver uma doença grave.

OS EXCÊNTRICOS TENENBAUMS

O filme é uma comédia sobre uma família totalmente disfuncional. Royal Tenenbaum, o pai quer reunir a família anos depois de ter abandonado a mulher e os três filhos. O problema é que, para conseguir juntá-los, ele inventa que está doente, o que caracteriza o transtorno factício, no qual a pessoa simula ou provoca sintomas físicos ou psicológicos apenas para obter atenção ou cuidados médicos 

NOIVO NEURÓTICO, NOIVA NERVOSA

Woody Allen é Alvy Singer, um escritor que vê a vida de um jeito muito pessimista: "cheia de solidão, miséria, sofrimento e tristeza". É obcecado pela morte e compra diversos livros com a palavra "morte" no título. Alvy tem transtorno distímico, ou distimia, caracterizado por sintomas depressivos de menor intensidade que os observados num quadro de depressão maior, porém de longa duração.

ADAPTAÇÃO

Charlie, o roteirista do filme "Quero ser John Malkovitch", se torna o personagem principal de Adaptação. Depois do sucesso do filme, Charlie recebe um convite para adaptar um livro para o cinema e percebemos seu comportamento obsessivo, paranoico, depressivo e completamente inepto na relação com as mulheres. Charlie tem transtorno de ansiedade generalizado, o que explica a preocupação excessiva.

PEQUENA MISS SUNSHINE

Na comédia, a desajeitada Olive, de sete anos de idade, deseja participar de um concurso de beleza infantil. A família, então, entra numa Kombi para fazer uma viagem e chegar até o concurso. O tio de Olive, Frank, se junta aos parentes depois de tentar se suicidar cortando os pulsos e passar um tempo numa instituição psiquiátrica. Ele sofre de transtorno depressivo maior, ou depressão unipolar, que faz com que a pessoa se sinta triste, fraca, desanimada, pessimista, com baixa autoestima, insônia e chorando facilmente.

AMADEUS

Na história do jovem Mozart, vê-se a sua alternância entre sintomas maníacos e depressivos, como é característico do transtorno bipolar. Mozart ora corre atrás de uma mulher para agarrá-la, ora se sente eufórico, com energia inesgotável.

O AVIADOR

O astro Leonardo di Caprio interpreta o protagonista na cinebiografia do multimilionário americano Howard Hughes. O jovem apaixonado por aviões dirige seu maior projeto, um filme sobre a Segunda Guerra Mundial que demora três anos para ficar pronto, em parte devido ao perfeccionismo de Hughes.

O magnata tem transtorno obsessivo-compulsivo, sobretudo com relação à limpeza. No filme, ele chega a lavar as mãos tão violentamente que elas sangram.

UM ESTRANHO NO NINHO

Na adaptação do livro de Ken Kensey, o ator Jack Nicholson interpreta Randle Patrick Murphy, que se finge de louco para não ser mandando para a prisão pela sexta vez. Ele é enviado para uma instituição psiquiátrica, onde desobedece as regras e enfrenta a tirania da enfermeira Ratched.

Exceto nos momentos em que demonstra afetividade pelos colegas, Randle possui várias características do transtorno de personalidade antissocial, também conhecida como psicopatia e sociopatia, como o histórico de violação dos direitos dos outros, a ausência de remorso, a incapacidade de aprender com os erros e a manipulação e sedução dos que os cercam.

UMA MENTE BRILHANTE

Cinebiografia do gênio John Nash, um matemático americano ganhador do Nobel de Economia. Nash ganha fama ainda muito jovem, aos 21 anos, ao formular um complexo teorema matemático. Acaba indo trabalhar num projeto secreto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. O cientista, que ouvia vozes e era introvertido e isolado, foi diagnosticado com esquizofrenia, transtorno psicológico grave cujas características são, entre outras, a apatia, a desatenção, a ausência de respostas afetivas e a incapacidade de sentir prazer.