Translate this Page








Total de visitas: 11412

Fobias

Fobias


A palavra "fobia" advém do grego “fobos”, que significa medo. Trata-se de um tipo de transtorno de ansiedade que acontece em situações bem específicas. É um medo tão desproporcional à situação (ou ao objeto) que muitas vezes é considerado irracional.

Quem sofre de fobia não é capaz de controlar o medo. Sente um medo irracional quando se depara com um objeto, um animal ou uma situação que estimula sua fobia. Geralmente acabam desenvolvendo um comportamento de evitação.

As mais conhecidas são: fobia social, agorafobia, fobia de viajar de avião (aerofobia), dirigir um carro, elevadores (claustrofobia), germes (misofobia) e tempestades (brontofhobia).

A fobia social é um transtorno de ansiedade muito comum e não deve ser confundido com timidez; é um medo irracional de situações de interação social; quem sofre deste distúrbio sente extrema ansiedade pela possibilidade de ser julgado pelos outros, de ser o centro das atenções, de ser criticado ou humilhado e pode sentir esse medo até mesmo ao falar no telefone; não consegue fazer apresentações em público, comer em restaurantes ou na frente de alguém, ir a eventos sociais ou conhecer novas pessoas.

Já agorafobia é o medo do estímulo fóbico ocorrer em um espaço público, aberto, onde pode ser difícil, embaraçoso ou constrangedor escapar, ou onde não é possível receber ajuda.