Translate this Page








Total de visitas: 8760

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA OPORTUNIDADE OU DESAFIO

INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA OPORTUNIDADE OU DESAFIO

 

                                     OPORTUNIDADE OU DESAFIO

 Chegou o momento de estagiar, mostrar que a partir da definição do objetivo de ser instrumentador (a) cirúrgico (a), você está preparado (a) para conhecer a realidade do I C no sitio cirúrgico. Essa etapa irá nortear você durante um tempo considerável e, possibilitará que você se aprimore, tenha um desempenho cada vez melhor. Agora você está focado (a), sente segurança no que está fazendo, adquiri postura, começa haver melhor sincronização com a equipe em tempos e instrumental. Por isso, é importante ter disciplina, pois é um passo de cada vez; observar cada detalhe que envolve cada procedimento. Lembre-se: Somos observados a todo instante a todo tempo.

Com o passar dos dias, perceberá os pontos que você precisa melhorar, e dessa maneira você ficará mais a vontade e tudo começa a fluir naturalmente. Essa é a razão de seu estágio, aproveite; tenha a mente aberta para ouvir as criticas que possivelmente vá receber, e ser inteligente para receber com gratidão o que disserem a você. Esqueça-se de Ego, pois se tiver a atitude de não querer ouvir criticas, vai perceber que as pessoas vão começar a ignorar você e dessa forma você será vista como apenas mais um.

É a oportunidade que você tem em demonstrar sua maturidade, quando ouvir uma crítica; sorria e agradeça, pois criticar dá trabalho; e só o faz quem já vivenciou o que você vive hoje, receba como orientações para seu aperfeiçoamento e aprendizado. O grande desafio nessa fase de estágio e final de curso, não é receber aplausos; mas sim conseguir que as técnicas e conteúdo aprendidos possam fazer com que possamos desempenhar com paixão e profissionalismo nossa função dentro do contexto médico. Saiba que a oportunidade e desafio estarão presentes a cada dia de seu estágio, tenha a consciência de seu valor, do que você pode oferecer enquanto profissional, e ao afinal estará preparada para conseguir se colocar no mesmo nível de profissionais já formados, e criar cumplicidade com profissionais que venham a convida-la a compor uma equipe cirurgica e ou até mesmo equipe de plantonistas em hospitais como instrumentador (a) cirúrgico (a). E após alguns anos você poderá contar sua historia aos novos estagiários, de como você superou as dificuldades, aceitou as críticas, superou seus medos inseguranças, que sua humildade e respeito fez com que as pessoas se tornassem suas amigas, suas parceiras e principalmente hoje se espelham em você como profissional.