Translate this Page








Total de visitas: 12250

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo

TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo


O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por pensamentos e medos irracionais (obsessões) que levam a comportamentos compulsivos, por exemplo, manias de limpeza, de verificar as portas, de arrumação, etc.
O transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva geralmente se concentra em temas como o medo de germes ou a necessidade de organizar os objetos de uma maneira específica. 
Considerado raro até a pouco tempo, o TOC é um transtorno mental bastante comum, acometendo aproximadamente um em cada 40  a 60 indivíduos ou ao redor de 2,5% das pessoas ao longo da vida, ou ao redor de 1% em determinado momento; no Brasil, é provável que existam ao redor de 2 milhões de indivíduos com o transtorno. Seu início em geral é na adolescência mas, não raro, na infância; os sintomas podem ser de intensidade leve, mas não raro são muito graves e até incapacitantes; o TOC tende a ser crônico, com os sintomas crescendo ou diminuindo de intensidade ao longo do tempo; se não tratado pode acompanhar o indivíduo ao longo de toda a sua vida, pois raramente melhora espontaneamente.
O tratamento é a psicoterapia, medicamentos ou ambos.